whats-icon
Mulher sentada em um sofá com umas das pernas sobre o móvel. Ela está com os cabelos soltos e cabeça baixa. As suas duas mãos estão sobre o início da sua cabeça.

Transtorno

de Ansiedade

Entenda o transtorno de ansiedade:

A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas estabelecidas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo irá acontecer. Durante a crise é comum não conseguir confiar no presente e sentir uma grande tensão, às vezes sem um motivo definido. Esse problema pode causar sintomas físicos, como sudorese e arritmia cardíaca.

Como saber se tenho ansiedade e em que momento devo buscar apoio?

O ser humano costuma apresentar três emoções principais em resposta a uma situação ameaçadora: raiva, ansiedade e medo. Caso esses sentimentos permaneçam por um longo período de tempo, envolvendo até exaustão, é necessário agendar a sua consulta.

Majoritariamente existem dois tipos de ansiedade: a normal e a patológica. Para entender a diferença entre as duas, é preciso refletir sobre as reações, como: período de duração, limitação da reação emocional e se há relação com o estímulo do momento ou não.

A ansiedade normal não necessita de tratamento, pois é entendida como uma característica da essência dos seres humanos em situações pontuais de estresse. Por outro lado, a ansiedade patológica precisa de tratamento e envolve o uso de medicações específicas, psicoterapia e técnicas de relaxamento.

Os transtornos de ansiedade são qualificados como sintomas primários, ou seja, não são derivados de outras condições para a saúde mental. Nos casos em que são considerados como um sintoma secundário, o medo e/ou a ansiedade são atribuídas a outras condições clínicas como: depressões, psicoses, transtornos do desenvolvimento, etc.

Ansiedade na vida adulta.

Durante a fase adulta é mais fácil reconhecer os sintomas de ansiedade que ultrapassam os limites da normalidade. Nesse período os pacientes têm mais facilidade para explicar sobre o sentimento vago e desagradável, além de descrever a sensação de medo.

A ansiedade pode ocorrer devido uma situação ameaçadora específica ou, simplesmente, por alterações no processo de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Você está se sentindo desconfortável por um longo período de tempo ou entende que o medo é um sentimento comum e limita situações que antes eram habituais na sua rotina? Agende a sua consulta agora mesmo. A sua saúde mental merece atenção.

Outras Especialidades

Dependência Química

Dependência física e/ou psicológica do corpo a uma substância que altera a mente, como álcool, nicotina e outros.

Síndrome de Burnout

Classificada como fenômeno ocupacional, é um tipo especial de estresse relacionado ao trabalho e que tem efeitos em todas as relações do paciente.

Depressão

Afeta negativamente como o paciente se sente, pensa e age. Causa sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse no que antes era comum.

Dependência Química

Síndrome de Burnout

Razão social: MICKAELSON NOGUEIRA SERVICOS MEDICOS E PSIQUIATRIA LTDA CNPJ: 38.151.998/0001-06

Politica de Privacidade