whats-icon
Homem sentado em frente a uma mesa. Ele está com a cabeça baixa e com as duas mãos sobre a nuca.

Dependência

Química

Dependência Química, entenda:

Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), a dependência química é a condição estabelecida pela classe médica quando o paciente prioriza o uso de drogas em detrimento de outras atividades essenciais para a sua sobrevivência saudável.

É considerado um transtorno mental heterogêneo porque acomete pacientes de diferentes maneiras, afetando seu estado físico e mental em diferentes meios sociais e econômicos. Já existem indícios precursores que nos permitem considerar que as drogas afetam de várias formas a vida das pessoas, uma vez que as perdas pessoais e sociais se tornam parte do cotidiano do dependente químico e também das pessoas próximas.

Sintomas da dependência química:

Dentre as comorbidades psiquiátricas mais comumente encontradas em alguns casos de dependência química se destacam os transtornos depressivos e ansiosos, além dos transtornos de personalidade. Em outros tipos de dependências também há evidências de associação com o aumento da agressividade e de tentativas de suicídio. A identificação de comorbidades psiquiátricas em dependentes químicos é importante tanto para o prognóstico quanto para o planejamento e desenvolvimento de intervenções e tratamentos adequados.

De que maneira o diagnóstico antecipado ajuda o(a) dependente químico?

O diagnóstico precoce ajuda na eficácia do tratamento e contribui positivamente nos processos de recaídas, porque a cada retrocesso será necessário um volume maior de motivação para retomar o tratamento, o que nem sempre acontece. Quando pensamos em médio e longo prazo também é indicado iniciar o tratamento o quanto antes, já que os dependentes químicos possuem mais chances de desenvolver um transtorno psiquiátrico extra, quando comparados a indivíduos que não utilizam drogas.

Os aspectos multifatoriais dos casos, exigem que no curso do tratamento haja um conjunto de atividades multiprofissionais com intervenções que visem a reinserção do dependente químico à sociedade e o retorno ao seu estado sadio.

A medicina ajuda a organizar o processo de cuidados durante o período de melhoria das condições equilibradas do paciente, já que existem diversas opções para abordagem da dependência química.

Você sente que está abusando do uso de medicamentos, drogas lícitas ou ilícitas? Agende a sua consulta e vamos iniciar uma conversa sobre isso.

Especialidades

Outras Especialidades

Transtorno Bipolar

É uma patologia que causa mudanças extremas de humor e que podem afetar o sono, a energia, o comportamento e a capacidade de pensar claramente.

TDAH Adulto

Em adultos é um transtorno que acarreta problemas persistentes, como dificuldade em prestar atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.

Transtorno de Ansiedade

Pacientes com transtornos de ansiedade frequentemente têm preocupação e medo intensos, excessivos e persistentes com situações cotidianas.

Transtorno Bipolar

É uma patologia que causa mudanças extremas de humor e que podem afetar o sono, a energia, o comportamento e a capacidade de pensar claramente.

TDAH Adulto

Em adultos é um transtorno que acarreta problemas persistentes, como dificuldade em prestar atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.

Razão social: MICKAELSON NOGUEIRA SERVICOS MEDICOS E PSIQUIATRIA LTDA CNPJ: 38.151.998/0001-06

Politica de Privacidade